miércoles, 5 de septiembre de 2007

O Gosto de Cantar !!!




Meus caros companheiros da Aula de Português:

Este é um exercício com o fim de desenvolver e melhorar minha escrita ao mesmo tempo transmitir algumas de minhas inquietudes e interesses referentes com à lingua portuguêsa.

Eu tenho vontade de convidar e compartilhar com vocês músicas, videos, gravaçôes de pesquisas na internet, links para páginas em Brasil, contatos em Brasil para messenger, materiais didáticos e muitas coisas da cultura brasileira.

Se perguntaríeis porque eu lhes dei a letra dessa canção: Aquarela do Brasil, bom e muito simples: eu gosto muito da música brasileira e eu gostaria cantar muitas cançôes com vocês, eu tenho muitas cifras para violão, letras de cançôes e alguns instrumentos de percussão que eu desejo convidar com vocês. Fazer um grupo musical para recrear-nos, distrair-nos, entreter-nos e divertir-nos por o simples gosto de cantar.

De uma forma geral, existe mais complexidade na música brasileira do que na música de outros generos, Inicialmente, a música brasileira é distingüida pelo forte uso do desenvolvimento e geralmente mais modulaçôes e poucas repetições e um uso de frases musicais mais diversas. Entretanto, não quer dizer que a música de otros paises é sempre mais simples que a música brasileira. Estilos como o jazz e o samba usa uma variedade de ritmos mais complexa do que a média e mesmo alguns acordes pouco usuais.

É por isso que eu gosto muito do samba e a bossanova agora, além do que algum tempo eu também gostei muito do rock e da música pop como a maioria de os jovens como vocês. Mais agora eu gosto mas do jazz que muitas vezes tem influenciacão dos clásicos da bossanova e dos ritmos latinos. Entre os músicos do Jazz existe um livro chamado Real Book que tem todos os stadards do jazz no mundo inteiro, mais também existe um libro similar em Brasil com todos os clásicos da bossanova o livro Masters of Contemporary Brazilian Song MPB 1965-1985.
que muitos músicos no mundo consultam para incluir estos em seus standards.

Alguns de seus músicos ampliamente conhecidos no mundo inteiro como João Gilberto, Caetano Veloso, Chico Buarque, e sobretudo Dorival Caymmi tem cançôes que em varias décadas seguem sendo ouvidas até hoje e interpretadas pelos cantantes e cantoras dessta geração.
Meu primeiro ponto de referencia foi a música "Aguas de março" de Tom Jobim, nas versões de Elis Regina e João Gilberto que ouvi em 1984. Conheci a geração da MPB-- Chico, Gil, Milton, Caetano, Gal, Bethânia, etc. logo depois. Em 1987-88, em Salvador durante a época em que o movimento dos blocos afros estava ganhando força nos cenários nacional e internacional. Esta cultura musical de rua, que misturava um ritmo gostoso, o samba-reggae, com novos discursos relacionados à identidade negra, me impressionou muito.

A música brasileira tem várias faces regionais, ritmos, gêneros e subgêneros contados aos milhares, muitos deles desconhecidos mesmo no Brasil, fora de suas regiões originais.
Num sentido, pode-se dizer que o bastante que conhecemos é pouco, pois existem, de fato, tantos mundos musicais no Brasil que seria pretensioso afirmar que conhecemos exaustivamente a diversidade musical desse país. Em fim temos que reconhecer bem a magnitude do universo musical do Brasil.

No ano passado eu tive o prazer de participar no Festival Junho Musical em Xalapa, que foi dedicado ao Brasil com um grupo interdisciplinario de atores, bailarinas e músicos em uma homenagem ao um dos mais grades poetas e músicos do Brasil Vinicius de Moraes, foi um reconhecimento a sua vida, poesias e músicas.

Também tivemos participação na Quadrilha Brasileira do balé folclórico e os alunos do Centro de Idiomas da Universidade Veracruzana dirigidos pela Professora Nadia Maria de Almeida.
Agora eu gostaría fazer um grupo musical com todos vocês e aproveitar a direção da Professora Nadia Maria, já que ela e uma excelente cantora que conhece perfeita e totalmente todos os ritmos do Brasil. Também ao mesmo tempo ter o gosto de cantar o que toca nosso coração.

Eu adoro cantar. Mesmo desafinado, sem saber toda a letra da música, mais se eu soubesse muitas palavras em português, eu poderia inventar e imaginar as letras das cançôes. Canto, muito mal, mas canto. Gosto das músicas alegres e rítmicas, mais do samba e as cançôes da alegria de estar vivo, canto em qualquer lugar, no chuveiro, me aplumando(arrumando), trabalhando, praticando esportes e até mesmo em sonhos. E você?

O PRAZER DE CANTAR EM GRUPO: É salutar estar integrado num grupo de pessoas que tenham o gosto pelo canto Entendo que a música deve fazer parte da vida do ser humano, por sentir que ela nos dá uma energia positiva contribuindo em muito para uma melhor qualidade da nossa vida espiritual.

Cantar é uma forma de estar, que me dá imenso prazer já que proporciona uma relação social e cultural, e também um conhecimento mais profundo de outras culturas e raças. é também um motivo para nos abrirmos a outros Povos, onde o intercâmbio Cultural e Social, são importantes na partilha de novas Amizades.

Quero sorrir, quero amar
Quero deixar longe meu pranto!
Quero Viver, quero abraçar
A música do meu encanto!

Muito Obrigado.
Seja feliz, sorria mais, pense, antes de ficar preocupado
com coisas que não valem a pena. Valeu minha gente !!!

Memodelaluz
E-mail : memoserrutti@gmail.com
2288 385075

No hay comentarios: